TPM: "Um problema que aflige milhões de mulheres"

A Páscoa terminou!
E com certeza abusamos demais na alimentação e principalmente dos chocolates que foram muitos, formatos diferentes, recheios diversos e por ai vai. Nos divertimos com a família e com os amigos e agora a nossa vida volta ao normal.
A DRª Rosangela Castilho traz um artigo muito interessante,que vai ajudar à todas as mulheres que passam pelo desconforto da TPM.

Quantas vezes você, mulher, teve a sensação de estar no limite da paciência podendo “explodir” a qualquer momento por um motivo qualquer. Quantas vezes você teve a sensação de que toda a energia de seu corpo estivesse se esgotando, dando lugar ao cansaço, sonolência e dificuldade de concentração. Estes e outros sintomas como dores de cabeça, dores na mama, nas juntas, ganho de peso, sensação de estar inchada e alterações no apetite são típicos de um problema que aflige milhões de mulheres em todo mundo nos dias que antecedem a menstruação. É a famosa tensão pré menstrual ou simplesmente TPM, que melhora sensivelmente ou desaparece tão logo se inicia a menstruação.

O papel da alimentação
Algumas causas ambientais podem estar relacionadas a TPM. Entre elas ressalta-se o papel da dieta alimentar. Alguns alimentos parecem ter importante implicação no desenvolvimento dos sintomas da TPM, como é o caso, por exemplo, do chocolate, cafeína e álcool. As deficiências de vitamina B6 e de magnésio também estão sendo consideradas, porém, até o momento, o papel desses nutrientes na causa ou no tratamento não tem sido confirmado. Alimentos ricos em magnésio são as hortaliças de folhas verdes e a soja. Os alimentos fontes de vitamina B6 são fígado, nozes, carnes de um modo geral e cereais integrais.

Veja quais são os critérios para o diagnóstico da TPM

Apesar de 80% da população geral feminina apresentar sintomas pré-menstruais, apenas cerca de 8% costumam satisfazer os critérios de diagnóstico para a Síndrome Pré-Menstrual, conforme a listagem abaixo.
A mulher deve apresentar por 2 ou 3 ciclos menstruais, 5 ou mais sintomas da lista abaixo na última semana do ciclo, devendo tais sintomas estar ausentes na pós-menstruação:

1. Marcante humor depressivo, sentimentos de desesperança ou autodepreciativos;

2. Marcante ansiedade e tensão;

3. Marcante carência afetiva;

4. Irritabilidade e/ou agressividade marcantes ou dificuldades de relacionamento pessoal;

5. Diminuição do interesse para atividades usuais;

6. Dificuldades de pensamento, memória e concentração;

7. Cansaço, fadiga e perda de energia;

8. Alterações do apetite e/ou da aceitação de determinados alimentos;

9. Alterações do sono (insônia ou hipersonia);

10. Sensação subjetiva de opressão ou perder o controle;

11. Outros sintomas físicos tais como turgência nos seios, dor de cabeça, dor muscular, inchaço, ganho de peso;

12. O distúrbio deve interferir marcantemente com a ocupação, atividades sociais e de relacionamento;

TPM = Existe Tratamento Alimentar ?

Não há tratamentos oficialmente reconhecidos, o que existe são formas de controle dos sintomas, que em alguns casos podem ser bastante eficazes, como por exemplo mudanças na dieta e no estilo de vida. Procure aumentar a ingestão de fibras (encontradas nos cereais integrais, frutas e hortaliças), reduzir o consumo de gorduras saturadas (gorduras animais) e de carboidratos simples (açúcar e mel principalmente); reduza o consumo de sal e de bebidas como o café, chá e refrigerantes a base de cola, pois eles contém substâncias chamadas metilxantinas (cafeína, teobromina e teofilina) que são comprovadamente excitantes. Não se deve abusar de bebidas alcoólicas e recomenda-se a prática de exercícios prática de exercícios e a redução do stress.
Estudos mostram também que o consumo de alimentos ricos em cálcio (leite e derivados) também pode ajudar a reduzir os desconfortos desta fase. Um estudo conduzido no Centro Ósseo Metabólico do St. Luke’s – Roosevelt Hospital nos Estados Unidos, avaliou a capacidade do cálcio em aliviar os desconfortos mensais de 466 mulheres com TPM. As integrantes do grupo que usava suplementação de cálcio apresentaram uma redução de 54% nas dores e no desconforto, enquanto o grupo controle (sem suplementação) apresentou um aumento de 15%.
Portanto, leites e derivados, verduras, legumes, cereais e leguminosas, especialmente os integrais, fornecem grande parte dos elementos nutricionais que propiciam o adequado equilíbrio entre hormônios femininos, corrigindo as TPM. Nos casos mais graves, procure sempre acompanhamento médico.

 Veja agora algumas dicas que poderão ajudá-la a aliviar os sintomas da TPM:

1- Reduzir a ingestão de cafeína e álcool. A cafeína, contida no café, nos chocolates, em muitos refrigerantes e em alguns medicamentos, aumenta a ansiedade e a instabilidade emocional. O álcool pode provocar dores de cabeça, fadiga e depressão.
2- Diminuir o sal nos alimentos. Isso reduz o inchaço causado pela retenção de água pelo corpo.
3- Comer alimentos ricos em cálcio. Isso vai ajudar a reduzir o inchaço e a variação de humor.
4- Fazer exercícios aeróbicos. O exercício ajuda a reduzir as cólicas menstruais e melhora o humor. Além disso, eles liberam as endorfinas, substâncias produzidas no nosso organismo que são responsáveis pela sensação de bem estar. O ideal é praticar exercícios moderados, como caminhar, andar de bicicleta ou nadar.
5- Adicionar carboidratos complexos à sua dieta, tais como cereais integrais. Isso reduz a fadiga e as variações de humor.
6- Tomar uma multivitamina. Embora a teoria de que a TPM é causada pela ausência de vitaminas como A, B6, C e D não seja muito aceita, algumas mulheres sentem-se melhor com o uso de multivitaminas.
7- Acupuntura. Tem apresentado muitos benefícios, principalmente a redução do "stress" e das cólicas menstruais.
8- Ioga, meditação. Ajudam na redução do stress, diminuindo ansiedade e depressão.

Fonte: http://www.jocelemsalgado.com.br/padrao.aspx?texto.aspx?idContent=742&idContentSection=263


Um Abraço a todos!


Drª Rosangela S. Castilho

Nutricionista Clínica

CRN-3 27696/P


CONSULTÓRIO ED. IMPERIAL OFFICE

Rua Portugal Freixo, 242 7º and. sl 72 - CENTRO - SUZANO

(11) 8251-4958

(11) 4639-9758



CLÍNICA E ESTÉTICA SPAZZIO CARUSO

Av. Dep Castro de Carvalho, 102 - CENTRO -POÁ

(11) 4638-9281

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aparelhos para Massagem

AURICULOTERAPIA