Depressão


O que é?


Depressão é uma palavra freqüentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto astral às vezes e tais sentimentos são normais. A depressão é um evento psicológico .É uma doença como outra qualquer que exige tratamento. Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste. Ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem tenha passado por isso. Nem o psiquiatra, psicólogo ou Terapeuta sabe: ele reconhece os sintomas e sabe tratar, mas isso não faz com que ele conheça os sentimentos e o sofrimento do seu paciente.

Quais os sintomas?

Os sintomas da depressão são muitos variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:

• Perda de energia ou interesse

• Humor deprimido

• Dificuldade de concentração

• Alterações do apetite e do sono

• Lentidão das atividades físicas e mentais

• Sentimento de pesar ou fracasso

Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e pioras são comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem. Geralmente tudo se passa gradualmente, não necessariamente com todos os sintomas simultâneos, aliás, é difícil ver todos os sintomas juntos. Até que se faça o diagnóstico praticamente todas as pessoas possuem explicações para o que está acontecendo com elas, julgando sempre ser um problema passageiro.

Uma pessoa não precisa estar com todos esses sintomas para ter depressão. Os sintomas irão variar de pessoa para pessoa. Por exemplo, quando comparamos mulheres deprimidas e homens deprimidos, elas costumam apresentar mais sintomas de culpa, ganho de peso, ansiedade, problemas alimentares e necessidade de sono aumentado do que eles.O diagnóstico preciso dedepressão só poderá ser feito pelo médico ou profissional capacitado, após a avaliação do paciente.


Como Tratar a Depressão?

Com a Terapia Floral muito pode ser feito nesses casos, com o acompanhamento do Terapeuta, auxiliando o cliente em suas dificuldades, insatisfações e lhe dando todo o apoio para que a recuperação aconteça. Mas achar que o Terapeuta tem o poder de cura, é engano nosso, tudo depende única e exclusivamente do Cliente, em mudar este estado negativo para o positivo, e os Florais tem esse poder de nos ajuda a ter forças para sair deste estado mental.

O Floral nos dá a coragem, a fé e a perseverança de conquistar o nosso objetivo: Que é a harmonia plena e o bem estar físico e emocional.

Fonte: site: psicosite

Abraços Fraternal

Cilene Caruso
Terapeuta Floral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aparelhos para Massagem

AURICULOTERAPIA