DIETAS – ARMADILHAS E REALIDADES NO CAMINHO DO EMAGRECIMENTO.





É Dieta da Sopa; é Dieta do Alho; é Dieta da Lua…




O que a grande quantidade de dietas milagrosas existentes releva claramente? Nenhuma delas funciona. Se isso não fosse uma verdade, para que a necessidade de variar tanto os tipos de dietas disponíveis? Bastaria apenas que uma fizesse sucesso para que todos a elegessem a dieta universal e adotassem imediatamente os seus mandamentos.

Além de não funcionarem; muitas dessas dietas famosas são verdadeiras armadilhas que favorecem o aparecimento de doenças e (pasmem) ao ganho de peso. E por uma causa muito simples: Elas criam carência nutricional e provocam o famoso efeito sanfona. Quando engordamos imediatamente após uma dieta, geralmente acabamos ganhando mais peso do que o que tínhamos ao começar a “dieta”.

Por mais incrível que possa parecer, fazer uma dieta de sucesso não é nada mirabolante e nem muito difícil. Imagine comer de tudo, sem restrições e com mais freqüência e emagrecer. Sonho? Utopia? Loucura?

Nada disso; eu explico:

O mais importante é fazer-se uma dieta balanceada e comer bem. Isso mesmo; comer bem. Frutas, verduras, carnes, peixes e tudo mais que a natureza e a boa mesa têm a oferecer. Por exemplo, no café da manhã, coma bem. Um café da manhã reforçado, com frutas cereais matinais, iogurte e outras coisas causam uma sensação de saciedade muito maior e prolongada do que apenas o famoso “pão com manteiga” tradicional. E essa sensação, além de uma maior ingestão de nutrientes provoca uma menor necessidade e vontade de comer muito nas outras refeições.

Não precisa cortar completamente doces, chocolates e carboidratos em geral. Coma-os em menor quantidade e com menor freqüência. Isso provocará uma perda de peso consistente e sustentável sem os perigos das dietas totalmente restritivas. Uma dieta excelente a ser seguida é a dieta mediterrânea. Comer seis refeições diárias a base de peixe, frutos do mar, frutas, azeite e vinho. Ela permite a perda e a manutenção do peso de forma saudável e ainda protege o coração e o sistema circulatório. Comer porções pequenas, ao longo do dia é a chave do emagrecimento. Pois seu metabolismo será acelerado, não haverá a sensação de fome e você não precisará restringir quase nada da sua alimentação. Bastando apenas moderar as quantidades.

Além disso, mastigar bem os alimentos e comer devagar (pelo menos vinte minutos a cada refeição) é a chave para emagrecer de forma saudável e com muito pouco sacrifício. O importante é comer bem, de forma variada e incluir sempre alimentos dos qual você goste. Assim, tudo será mais fácil e mais saudável. Afinal de contas, você não ganhou “aqueles quilinhos” a mais da noite para o dia. Logicamente, não há como perdê-los assim. Sempre será necessário tempo, determinação e muita luta.



Fonte: http://www.formuladaarte.com/,
Por Arthurius Maximus




O ideal é que consumimos os alimentos da Piramide Alimentar, para saber mais consulte-nos.                                    


Drª Rosangela Castilho

Nutricionista Clínica

CRN-3 27696/P


e-mail: rscnutri@hotmail.com





Drª Rosangela Souza de Castilho é formada em Nutrição pela Universidade de Mogi das Cruzes - UMC e pós graduanda pelo GANEP NUTRIÇÃO HUMANA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aparelhos para Massagem

AURICULOTERAPIA