O CHÁ VERMELHO É IGUAL AOS OUTROS?

Chá Vermelho



Saúde & Qualidade de Vida - Saúde & Nutrição
O chá é uma das bebidas mais populares no mundo. Esta cultura existe por diversas razões, entre elas, os benefícios que traz a saúde e suas importantes propriedades fisiológicas dada pela presença de substâncias como os flavonóides.

O chá vermelho, produzido principalmente na província de Yunnar na China é consumido em grande quantidade pelo povo chinês. Originário da mesma fonte do chá verde, branco e preto, - da planta Camelis Sinensis, é conhecido também como pu-erh, que significa chá envelhecido e recebe esse nome pela diferença no modo como é processado em relação aos outros chás.

O tempo de colheita e a secagem são semelhantes para todos os chás provenientes da Camellia sinensis. A principal diferença entre eles é o grau de fermentação, que no caso do chá vermelho merece destaque pelo tempo que este fica armazenado.

As etapas do processamento do chá vermelho são: eliminação das enzimas; mistura das folhas (em busca de refinamento do aroma do chá); secagem; fermentação, onde ocorre a coloração característica; separação das folhas e preparação do chá vermelho; e por fim o armazenamento. Uma vez armazenado, mantêm-se o chá em barris por dez anos ou mais. Assim como a cultura do vinho, acredita-se que quanto mais longo o período de conservação, melhor a qualidade, o sabor e a fragrância.

Além das peculiaridades de armazenamento, estudos realizados nos últimos anos têm investigado os benefícios à saúde realizados pelo chá vermelho, como efeitos antioxidantes, anticancerígenos, a redução do nível de colesterol, da pressão arterial, e da glicemia,além de melhorar a flora bacteriana no intestino.

No extrato desta bebida identificou-se a estatina, uma substância do grupo das lipoproteínas, com capacidade de inibir a produção da enzima responsável pela síntese de LDL e VLDL colesterol no sangue. Por ajudar no combate da formação de placas de gordura nas paredes das artérias, a estatina é geralmente empregada na medicina para tratar altos níveis de colesterol e ultimamente alguns ensaios clínicos mostraram a diminuição da incidência de acidente vascular cerebral com administração da mesma.

Além dos benefícios descritos, outros resultados revelaram que estão presentes no chá vermelho a epicatequina, o acido ascórbico, os flavonóides e os compostos polifenóicos, substâncias que exercem um efeito protetor nos danos oxidativos celulares prevenindo o envelhecimento e até mesmo o câncer.

Estudos também apontam a presença do ácido gama-aminobutírico (GABA) que tem recebido maior atenção porque ele age como um relaxante e ajuda no sistema imune.

Pelas razões descritas acima, quando aliado a uma dieta saudável e balanceada, o chá vermelho pode trazer benefícios para a saúde, e parece, portanto, ser mais uma ótima forma de ingerir líquidos.



Um abraço a todos



Drª Rosangela Castilho
Nutricionista Clínica
CRN-3 27696/P
e-mail: rscnutri@hotmail.com


Fonte:http://www.rgnutri.com.br/sqv/saude/cver.php


Drª Rosangela Souza de Castilho é formada em Nutrição pela Universidade de Mogi das Cruzes - UMC e pós graduanda pelo GANEP NUTRIÇÃO HUMANA.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aparelhos para Massagem

AURICULOTERAPIA