Dia da Consciência Negra.

 

Amanhã (20 de Novembro de 2010) comemoraremos o dia da Consciência Negra no Brasil, para muitas pessoas é uma data muito importante e de orgulho. Mas infelizmente o preconceito ainda impera em algumas pessoas (infelizmente), deixando assim de aproveitar o que as pessoas tem de melhor.
Por isso o Spazzio não poderia de registar este momento importante, então vamos conhecer um pouco da História deste povo guerreiro, que tanto contruibuiram para o desenvolvimento deste país.

A Consciência Negra no Brasil

O Brasil criou uma data especial com o objetivo de reflexionar sobre aconsciência negra na sociedade atual. Anteriormente, essa data estava relacionada ao dia 13 de maio, dia da Abolição da Escravatura. Mas desde a década de 60, passou a ser celebrada no dia 20 de novembro em referência à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
Um dia importante para o país, que pretende incentivar o debate sobre a igualdade. Alguns estados comemoram o feriado da Consicência Negra, mas não é um feriado nacional. Escolas e grupos promovem palestras, atividades educativas e desfiles para acabar com o preconceito, que possui raízes históricas.

O Mito:


Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência anti-escravagista. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. “Zumbi” significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.

O Dia da consciência negra:


A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.
 


 




Fonte: http://www.brasilescola.com

 
Espero que tenha gostado!

Abraços Fraternal

Cilene Caruso


Terapeuta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MASSAGEM SUECA

CANSAÇO, DESÂNIMO E MAU-HUMOR

Massagem Sensual